16.8.06

Egoísmo passional...

------------------
eu te amo... você me ama?
engraço... dificilmente essa frase é dita sem a espera da recíproca, ou mesmo sem uma imensa insegurança... “e se ele(a) não me amar? e eu... será que amo mesmo?”
quando mais novo achava que dizer “eu te amo” era um problema enorme... ficava bravo com "eus te amos" soltados à esmo... percebo hoje que amar é mais fácil do que pensava.... hoje eu amo todo mundo.. sério mesmo.. parto do princípio que te amo até que você me prove o contrário...

penso que esse ponto chegou pelo simples egoísmo natural do ser humano.. já parou pra pensar nisso? somos muito egoístas, queremos ter a certeza de que amanhã estaremos bem. não estaremos sozinhos para encarar os problemas, teremos alguem pra dividir as tristezas.. e isso é completamente normal... querer um leito, um cobertor de orelha, alguém pra te carregar quando precisar ir ao hospital... é lindo mesmo... mas pense naquela história de amar ao próximo como a si mesmo, sem olhar a quem, sem se preocupar, sem esperar... será? acho que é difícil.. repare que, na maioria dos casos, o amor ao próximo é extremamente condicionado ao amor que você espera do próximo. claro, há amores não correspondidos. mas ele está ali esperando essa correspondência, ainda que ela nunca chegue com a primavera.

a gente ama e, principalmente, declara esse amor, por medo de ficar sozinho... nos entregamos pra ter alguém que se entregue também.... vejo o amor muito mais egoísta do que altruísta... e isso não faz do amor um sentimento falso, não... penso que pode, sim, ser verdadeiro, mas não incondicional... e não to reclamando... só observando... tentando entender. percebendo que no final das contas não importa... egoísmo à esmo... é legal dizer que se ama, é maravilhoso (e natural desejar) receber uma massagem no ego, se ela for seguida de um cafuné... e é linda a simples possibilidade de ouvir a recíproca, seguida de reticências...

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

as pessoas tem realmente medo de ficarem só.acontece q amar alguém, faz a gente crescer e perceber que sempre vale à pena ter aquela pessoa para ajudar a nos levantar qdo caímos.já nem importa se o amor é egoísta, qdo acompanhado de uma recíproca verdadeira!
bom texto e bom agurmento!
bjus, querido :****
confetes e cervejas

16/8/06 16:25

 
Anonymous Anonymous said...

eu ainda não cheguei ao estágio de amar td mundo até q me provem o contrário...mas eu tô quase lá.
=)

(amar o outro é algo tão bonito e especial, que é difícil não esperar receber o mesmo sentimento "em troca".)


lindo texto.

beijo.

20/8/06 19:13

 
Anonymous Anonymous said...

eu te amo!
=D

22/8/06 20:16

 
Anonymous Anonymous said...

o amor é uma decisão...uma decisão de vida! pois a partir do momento em q vc decide-se a amar alguem acima das dificuldades, sua felicidade é espelhada nessa pessoa, ou seja o seu sorriso depende do dela, da msma forma como o dela depende do seu! é uma questão de doação! e aceitação! e q apesar dos defeitos, as pessoas merecem ser amadas, e amarem muuuuuuitoooo =]]

28/12/06 23:24

 

Post a Comment

<< Home